Restaurante Os Anarquistas
"E já agora, e ainda na mesma matéria, espreitemos o «Café Restaurante Trindade», no Largo deste nome defronte do Teatro, mais conhecido pela designação tradicional e inocente de «Os Anarquistas».
Foi fundado em 1906 por Avelino Vicente & Irmão, e hoje pertence a Dias & Vicente.
Nunca foi um restaurante bairrista tumultuoso; nos «Anarquistas» era tudo palavriado, literatura, passos de jornalismo, visões rebeldes. Ao fim ao cabo muito fumo.
Porque nele se reuniam os que falavam alto e comunicavam de mesas para mesas —quando não recitavam versos, das peças de Teatro, redigiam fundos de jornais e mantinham 0 fogo sagrado de uma agitação intelectual, que parece passado chamavam-lhe o café dos Anarquistas.
Fechou e hoje é uma livraria.
....
Quero também lembrar-te que aqui, no meio deste Largo(Rafael Bordalo Pinheiro), entre o pórtico do Teatro (Trindade) e o ponto de referência dos «Anarquistas» passava a Muralha, na qual se abria o «Postigo da Trindade», que foi derrubado em 1682."
Peregrinações em Lisboa / descritas por Norberto de Araújo ; acompanhadas por Martins Barata. – Lisboa : Parceria A.M. Pereira, [1938]-1939